O dedo em gatilho, também conhecido como Tenossinovite Estenosante dos Flexores, é um processo inflamatório nos tendões flexores dos dedos (aqueles que dobram) no qual o tendão fica aprisionado numa estrutura que compõe o sistema flexor chamada de polia (como uma cinta que prende os tendões flexores aos ossos) tendo dificuldade do seu deslizamento normal.

Pode acometer 1 ou mais dedos, sendo os dedos mais comuns o polegar e o quarto dedo (anelar). Além disso, pode ocorrer em uma ou ambas as mãos.

No geral, esta patologia não tem uma causa definida, mas existem alguns fatores que aumentam o risco da ocorrência, por exemplo:

  • Trabalho com movimentos repetitivos de preensão;
  • Mulheres;
  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Artrite reumatoide;
  • Gota;
  • Doenças renais e outras doenças inflamatórias.

Quais os sintomas do dedo em gatilho?

O dedo em gatilho começa com inchaço e dor na região da base do dedo com a sensação de que ele está enroscado.

Conforme vai evoluindo a doença, o dedo começa a ficar preso em flexão (dobrado) e o paciente necessita realizar um esforço para estendê-lo.

Em alguns casos, pode-se palpar uma ´´bolinha´´ na mão, pode haver um estalo quando o dedo estica repentinamente e o dedo pode ficar preso dobrado.

Diagnóstico e tratamento

Podemos realizar o diagnóstico com base na história clínica e exame físico. Além disso, em alguns casos indicamos ultrassonografia.

O tratamento depende da gravidade do quadro. Assim, podemos iniciar com repouso relativo, alongamentos, compressas frias e/ou quentes, massagem, imobilizadores noturnos e injeção de corticoide na lesão (na mão).

No entanto, em casos em que o paciente não apresenta melhora do quadro com este tratamento, indicaremos a realização de cirurgia. 

O tratamento cirúrgico é de pequeno porte, com uma pequena incisão na região da mão e abertura da polia A1.

Além disso, pode ser feito em regime de hospital-dia, isto é, o paciente interna e tem alta no mesmo dia e assim que termina a cirurgia o dedo já não trava mais. 

Então, caso você apresente estes sintomas, saiba que o dedo em gatilho tem cura. Procure um ortopedista especialista em mão que poderá lhe auxiliar.